Ad

De acordo com Marcos 3:28-29, todos os seus pecados podem ser perdoados por Deus, menos a blasfêmia contra o Espírito Santo. No entanto, é preciso entender o que é o pecado de blasfemar conta o Espírito Santo.

A blasfêmia nada mais é que o ato de negar a Deus completamente e continuamente. Não há uma descrição exata do que é cometer blasfêmia contra o Espírito Santo.

No entanto, dá para encontrar explicar no contexto bíblico. O povo fariseu acusou Jesus Cristo de exorcizar demônios com a ajuda de Belzebu, uma espécie de líder de todos os demônios.

Jesus Cristo explicou que a afirmação não estava correta, porque Belzebu não comete atos contra si mesmo. Jesus Cristo também alertou que há apenas duas perspectivas. Existem os seguidores de Jesus e as pessoas que estão contra Ele.

Logo depois disso, é dito que todo pecado será perdoado, menos blasfêmia contra o Espírito Santo. No contexto bíblico, o Espírito Santo é Deus.

Através desses fatos, dá para entender que o povo fariseu estava rejeitando Jesus Cristo. Isso poderia ser perdoado, mas blasfemar contra Deus não continuamente, até o fim da vida, não. 

Para Deus perdoar qualquer pecado, é preciso mostrar arrependimento. No entanto, negar o arrependimento ao pecado cometido também é uma maneira de rejeitar o Espírito Santo, o próprio Deus. Portanto, esse pecado não pode ser absolvido.

Imagem: Pixabay – Reprodução

Quais são as características do Espírito Santo?

Conforme já respondido anteriormente, o Espírito Santo é Deus. Na Bíblia, é descrito que o Espírito Santo tem sentimentos, vontades, intercede na humanidade (segundo Romanos 8:26-27), além de expressar o sentimento de tristeza e ser um consolador.

Também é preciso explicar a origem da palavra “Espírito” segundo a Bíblia. “Espírito” pode ser traduzido como algo que é invisível aos olhos dos seres humanos.

Nesse sentido, o conceito das características de Deus que formam o Espírito Santo são: uma pessoa invisível aos olhos dos homens, mas que pode intervir em situações aqui na Terra. Esses são os conceitos de onipresença, onipotência e onisciência atribuídos à Deus na Bíblia.

O Espírito Santo é como um vento. Ele não é feito de matéria, é todo-poderoso e invisível.

O Espírito Santo é uma pessoa?

Sim, como Deus é descrito na Bíblia, o Espírito Santo é uma pessoa, não uma força ou um poder divino. De acordo com João 14:16-17, Jesus Cristo afirmou que o Espírito Santo é uma pessoa ao chamá-lo de Conselheiro. O Espírito Santo tem várias características de uma pessoa, como falar, pensar, sentir e ter vontade própria.

Algumas das atribuições do Espírito Santo podem ser encontradas na Bíblia. O Espírito Santo tem o propósito de convencer um pecador a aceitar a justiça divina, promover as lições de Jesus Cristo, transformar as pessoas em verdadeiros cristãos, nortear comportamentos humanos para que os preceitos bíblicos sejam seguidos e muito mais.

Nesse sentido, o Espírito Santo é o próprio Deus, agindo de muitas maneiras para que você chegue até Ele. Por isso, você pode receber o Espírito Santo ao aceitar Jesus Cristo como seu Senhor e seu Salvador.

Isso aproximará o Espírito Santo de você. O Espírito Santo tem o poder de deixá-lo mais próximo de Deus, tirar sua culpa por ter cometido um pecado e ter fé em Deus e em Jesus Cristo.

E se eu blasfemei contra o Espírito Santo, como conseguir perdão? 

Muitos cristões que se converteram depois da idade da adolescência ou mesmo quando adultos, podem ter cometido o pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo.

Isso porque, uma vida sem Ele, sem praticar os preceitos cristãos e sem acreditar n’Ele é o pecado da blasfêmia. No entanto, para ser um pecado imperdoável, é preciso negar continuamente Deus e não mostrar arrependimento, o que não ocorre com os cristãos convertidos.

A maior parte dos cristãos praticantes passam a amar a Deus sobre todas as coisas, participar ativamente de atividades religiosas, ter uma conduta cristã e ter arrependimento de seus pecados. Nesse sentido, é possível parar de negar a Deus continuamente, através de uma mudança interna.

O próximo passo é ter arrependimento profundo sobre ter cometido o pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo. Portanto, o ideal é pedir perdão para Deus com remorso total no coração.

Nesse sentido, você ainda tem esperanças para salvação. Conforme dito pelo próprio Jesus Cristo, todos os pecados podem ser perdoados. Se você se converteu, se arrependeu e pediu perdão para Ele, você não blasfemou continuamente e completamente contra Deus.

Leave a Reply

Your email address will not be published.