Ad

    Um dos maiores questionamentos dos cristãos é acerca da trindade que é Deus. Essa é uma certeza que temos segundo a bíblia. Porém, compreender o que isso quer dizer é muito complexo para a maioria das pessoas. 

Isso ocorre porque nós não conseguimos conceber essa realidade, nossa mente é pequena e limitada para ter de fato tal entendimento. Mas como para a maioria das coisas que não conseguimos ver ou explicar, a fé é essencial.

    Nesse sentido, a bíblia nos assegura que Deus é uma trindade e é preciso acreditar sem necessariamente compreender, afinal, Deus é maior que a nossa habilidade de o compreender. 

Assim, em diversas passagens podemos ter essa certeza.

Imagem: Pixabay – Reprodução

Jesus é Deus? 

  Em João 1, versículo 1, ele afirma que, no princípio, Jesus estava com Deus e era Deus. Dessa forma, fica claro que Jesus e Deus são um só, uma vez que somente a essência de Deus poderia estar junto d’Ele, desde o princípio, e a essência é o próprio Deus, já que apenas Ele existia.

    Também, em João 8, a partir do versículo 58, Jesus mesmo diz tal afirmação. Explicando aos questionamentos dos judeus de como Ele poderia ter visto Abraão, Jesus disse-lhes que antes que Abraão existisse, Ele já era, ou seja, já existia. 

Concluíram, então, que, com tal afirmação, Jesus quis dizer que era o próprio Deus, uma vez que, sendo homem, Ele não poderia existir há tanto tempo.

  Em Êxodo 3, versículos 13 e 14, Deus, respondendo a Moisés sobre seu nome, disse ser o Eu Sou. Do mesmo modo, Jesus quando questionado sobre quem Ele era afirmou ser o Eu sou. Assim, fica claro que Deus e Jesus são um só.

    Além disso, em vários outros momentos, a Bíblia nos mostra que realmente Jesus é Deus. Dentre eles, podemos citar Mateus 28, versículo 9, onde Jesus permitiu que o povo o adorasse, porém, Ele era judeu, e suas crenças diziam que somente Deus poderia ser adorado, nunca os homens. 

      Outro momento, foi em Marcos 2, versículos 5 a 7, em que Jesus perdoa pecados e, mais uma vez, essa era uma ação que somente Deus poderia ter, nos mostrando que Ele era o próprio Deus. 

    Da mesma maneira, há também diversas outras passagens que explicitam essa afirmação. Mas basta observar as ações de Jesus para ver que, somente Deus poderia agir como Ele. Diferente de todos os homens, Jesus não era só humano, mas era Santo, guiado pelo próprio Espírito Santo, afinal, Deus é uma trindade. 

Refletindo 

     Vimos, portanto, que Jesus realmente é Deus. Jesus é a forma humana de Deus. Ele decidiu passar pela experiência humana para nos salvar e nos ensinar a viver. 

Nesse sentido, Jesus viveu como nós, nasceu um bebê, foi crescendo e aprendendo como nós. Sentia fome, sede, cansaço e dor como qualquer outra pessoa. Sua principal diferença era a ausência de pecados. Jesus é Santo. Por isso Ele sempre agiu diferente, ainda que fosse criança.

 Como exemplo, aos doze anos foi à Jerusalém junto a seus pais para celebrar a Páscoa. Na volta, seus pais perceberam que ele havia ficado para trás. Depois de muito procurarem, O encontraram no templo, pregando, respondendo perguntas e ensinando aos homens que lá estavam sobre as escrituras. 

Assim, todos ficavam surpresos com sua grande sabedoria, mesmo sendo tão pequeno, Ele já era muito sábio.

   Com isso, precisamos aprender com todas as suas ações. Jesus nos ensinou muitas coisas, dentre elas, a perdoar, a amar, a honrar a família e principalmente a seguir a Deus.

     Em muitas situações nós agimos com raiva, por impulso e acabamos sendo rancorosos e ruins. Mas é preciso pôr em prática o que Jesus nos ensinou e aprender a perdoar e amar ao próximo. 

Por vezes, ficamos sem entender as atitudes dos outros e por isso não conseguimos perdoar ou agir com amor. 

Mas Jesus em um momento pediu a Deus que nos perdoasse, pois não sabíamos o que estávamos fazendo. Dessa forma, é preciso refletir sobre isso. 

Às vezes nós achamos que o outro está errado e não queremos perdoá-Lo, mas é preciso saber que, na visão dele e no contexto de vida dele, Ele faz o que acha correto. 

Cada um faz o melhor que pode com o que tem. Sendo assim, tal como Jesus pediu perdão por nós, por não sabermos o que fazíamos, precisamos também olhar para nossos irmãos e perdoá-los. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.