Ad

O batismo no Espírito Santo é uma interpretação da Bíblia, que é revelada no Novo Testamento. Essa prática é para que os cristãos possam receber o Espírito Santo, como forma de promessa para cumprir os verdadeiros preceitos cristãos e viver uma vida sem pecados, em comunhão com Deus.

O batismo no Espírito Santo pode ser encontrado 7 vezes em diferentes trechos da Bíblia, mais precisamente nos Evangelhos, além de 2 vezes no livro dos Atos dos Apóstolos. 

A prática de batismo no Espírito Santo, que traz consigo a promessa de recebimento do Espírito Santo por parte dos pecadores, ocorreu no dia do Pentecostes.

Pentecostes é o nome grego de uma das mais populares festas de Israel, também conhecida como “Festa das Semanas”.

Nesse artigo, será explicado o que a Bíblia ensina sobre o Batismo no Espírito Santo. Vale ressaltar que há diferentes interpretações cristãs sobre o significado do batismo no Espírito Santo.

Imagem: Pixabay – Reprodução

Como o batismo no Espírito Santo pode ser encontrado na Bíblia?

Desde antes da promessa de que os pecadores poderiam receber o Espírito Santo através do batismo, o Espírito Santo já atuava na humanidade, principalmente entre os seguidores de Jesus Cristo.

O Espírito Santo, resumidamente, é o próprio Deus. Ou seja, o Espírito Santo é uma pessoa.

A primeira vez que algo semelhante ao batismo no Espírito Santo foi descrita na Bíblia, foi através de Moisés, por exemplo, que estava reunido com os juízes de Israel e outras pessoas importantes, como reis e profetas. Nessa época, antes da data de Pentecostes, Moisés já fazia uma promessa que se assemelha ao batismo no Espírito Santo.

Moisés chegou a falar, inclusive, sobre como seria bom caso o Senhor derramasse seu próprio Espírito em todo seu povo.

Mais adiante na Bíblia, Deus fez uma determinada promessa: Ele iria derramar seu Espírito em todos os seres humanos.

Há muitas outras menções ao batismo no Espírito Santo na Bíblia. Essa promessa também foi profetizada pelo profeta Isaías. Segundo sua profecia, o derramamento do Espírito Santos nos homens iria promover uma grande restauração na humanidade.

De acordo com o Novo Testamento, o também profeta João Batista, falou acerca do batismo no Espírito Santo. Jesus Cristo também prometeu aos seus apóstolos que eles seriam batizados com o Espírito Santo.

O dia de Pentecostes e o cumprimento da promessa por parte de Deus revelou que todas as profecias estavam corretas. Era o começo de uma Nova Aliança. Pedro foi o apóstolo que mais teve certeza de que estava vivenciando o momento profetizado.

Quem é a pessoa responsável pelo batismo no Espírito Santo?

Jesus Cristo é o responsável por batizar todos os cristãos no Espírito Santo. Atualmente, é possível encontrar pessoas que têm um falso dom para batizar os cristãos com o Espírito Santo. No entanto, na Bíblia está muito claro que apenas Jesus pode batizar as pessoas no Espírito Santo.

De acordo com o livro de Lucas, João Batista, além de ser o mais importante dentre todos os profetas, também foi o último deles. Nesse sentido, quando João Batista falou acerca do Batismo no Espírito Santo, o profeta afirmou que apenas Jesus Cristo tem o poder de realizar tal batismo.

A interpretação de João Batista está de acordo com todos os textos sagrados da Bíblia. O outro profeta já mencionado, chamado de Isaías, também anunciou Jesus Cristo como portador do Espírito do Senhor, capaz de derramar o Espírito Santo sobre os cristãos batizados.

Nesse sentido, apenas Jesus Cristo tem o poder de batizar os cristãos no Espírito Santo. O Espírito Santo, sendo Deus, não é uma pessoa que qualquer um tem o poder de derramar através de batismos.

O Espírito Santo faz parte da Terceira Trindade, composta por Deus e Jesus Cristo também.

Nesse sentido, ao ser batizado com o Espírito Santo, há duas interpretações possíveis: na primeira, o cristão é regenerado de seus pecados. Na segunda interpretação, o cristão é preparado para se redimir dos seus pecados posteriormente, ao adotar uma conduta verdadeiramente cristã.

Portanto, nas duas interpretações, ser batizado com o Espírito Santo significa que você ficará livre de seus pecados, sendo redimido por Deus, através de uma vivência pura dos preceitos cristãos depois de seu batismo.

Ou seja, o batismo é de suma importância para iniciar uma jornada de comunhão com Deus.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.