A Bíblia é um compilado de textos sagrados com verdadeiras lições sobre como ter um relacionamento cristão saudável. No entanto, a Bíblia é um livro grande, um pouco inacessível para leitura completa em dias atuais tão corridos.
Por isso, esse artigo mostrará um compilado de trechos e lições para você ter saber o que a Bíblia fala sobre o relacionamento. Dessa maneira, será possível ter um relacionamento cristão saudável, sem deixar de praticar os preceitos cristões.
Acima de tudo, o amor vem em primeiro lugar. Nos ensinamentos de Jesus, existe a instrução de amar ao próximo como Deus ama a você. Ou seja, amar de forma pura, completa e comprometida.
Por isso, um relacionamento como um namoro, por exemplo, deve ser o caminho para construir o amor junto de seu parceiro ou sua parceira. Além disso, um namoro cristão deve ser casto e com objetivo de casamento.
A Bíblia não ensina muito sobre práticas cristãs em um namoro, porque esse tipo de relacionamento não fazia parte da cultura da época e na região em que a Bíblia foi escrita.
No entanto, há muitos ensinamentos sobre o casamento. E um namoro cristão deve ser firmado com essa finalidade: um casamento o mais breve possível.
Relacionamentos de acordo com a Bíblia
A Bíblia está cheia de passagens que podem servir como lições para um relacionamento cristão saudável. Nesse sentido, separamos os melhores trechos para você manter um relacionamento equilibrado e cheio de amor.
1. Resolva os conflitos
De acordo com a Bíblia, em Efésios 4:26, é ensinado que você deve conter sua ira com as pessoas amadas, resolver os problemas conjugais o quanto antes para iniciar o dia seguinte de forma tranquila e saudável.
2. Doe-se o quanto puder
Segundo a passagem de Atos 20:35, é preciso doar-se para seu parceiro ou parceira. Isso só constrói uma relação de alegria, capaz de deixar seu coração cheio de sentimentos bons. Por isso, é aconselhado a semear o bem e a gratidão pelo que o seu par proporciona em sua vida também.
3. Não tenha preconceitos
Em Samuel 16:7, é ensinado a ver o parceiro ou a parceiro como Deus: enxergar além da aparência. Por isso, ao iniciar um relacionamento, não deixe de compreender os defeitos alheios, sem pressão para mudanças internas da outra pessoa. O ideal é admirar tudo que seu parceiro ou parceira tem de melhor, como suas qualidades.
4. Seja fiel
Em Lucas 16:10, é ensinado o verdadeiro valor da fidelidade. A confiança não é conquistada de uma hora para outra. No entanto, você tem que demonstrar para seu parceiro ou sua parceira verdadeiros atos de fidelidade para ganhar sua confiança e nunca a quebrar.
5. Seja paciente em momentos difíceis
Todo relacionamento passa por momentos difíceis, seja um namoro ou um casamento. No entanto, em Romanos 12:12 é ensinado a ter esperança em vez de outros sentimentos destrutivos, como frustração, mágoa, culpar a outra pessoa e outros sentimentos nocivos ao relacionamento cristão.
O que você precisa fazer antes de entrar em um relacionamento segundo a Bíblia?
Antes de iniciar seu relacionamento cristão, há algumas práticas que você pode tomar para ser abençoado por Deus em sua jornada como um parceiro ou parceira.
O primeiro passo é amar Deus sobre todas as coisas, não deixando de lado suas práticas cristãs apenas pelo companheiro (o). Isso significa continuar com sua rotina de ir às missas/cultos, aprender a Bíblia, rezar, dentre outros comportamentos cristãos.
O segundo passo é amar a si mesmo. Você precisa amar seu parceiro (a) como ama a si mesmo. Não dá para fazer isso com a autoestima baixa, problemas de autoconfiança ou mesmo dependência emocional. Isso gerará um relacionamento tóxico e com muita possibilidade de término. Antes de iniciar um relacionamento, aprenda o autoamor.
O terceiro passo é amar a outra pessoa como a si mesmo. Isso significa amar seu parceiro (a) com todos seus defeitos e qualidades, sem pressão para mudá-lo (a).
Com esse início maduro e próspero, você e seu companheiro (a) serão abençoados por Deus em seu relacionamento.
No entanto, fique atento a alguns detalhes sobre o namoro. Você deve manter a castidade, ter o objetivo claro de casar o mais breve possível e não manter a pessoa para si apenas para satisfazer desejos sexuais (nem no casamento).
Com isso, a relação de vocês será abençoada para sempre, seja um namoro ou um casamento.
Com muita fé e positividade, escreve para o Pray and Faith, trazendo mensagens e ensinamentos Divinos para todos.