Imagem: Pixabay – Reprodução
Ad

O que significa ser o Leão da tribo de Judá, um título pelo qual Jesus Cristo ficou conhecido? Jesus Cristo ganhou o título de Leão da tribo de Judá porque sua família (seus antepassados humanos) tinha origem na tribo de Judá.

A primeira menção desse título na Bíblia é em Apocalipse 5:5: Jesus Cristo é descrito como o Leão da tribo de Judá. Isso faz referência a uma profecia realizada por Jacó, que o Salvador viria através de seus descendentes. Cada filho de Jacó nomeou uma tribo de Israel.

Nesse sentido, um pouco antes de falecer, Jacó profetizou que o Salvador seria um leão, reinando com supremo poder.

O leão é comumente conhecido por ser uma espécie de rei dos animais. O leão tem força para dominar um território inteiro e é um animal poderoso perante os outros animais. Por causa disso, o leão virou um símbolo de reis.

Ainda de acordo com a profecia de Jacó, através de uma tribo de Israel, existiria um reinado eterno, perpetuado verdadeiramente por Jesus Cristo.

Isso realmente foi verdadeiro: as palavras, ensinamentos, lições e diretrizes cristãs são a verdadeira forma de ter uma conduta em comunhão com Deus. Esse “reinado” não era no termo literal da palavra, assim como a alcunha de Jesus como “rei da tribo de Judá” também era figurativa. 

Por causa dos pais humanos, Maria e José, Jesus foi descendente do rei Davi, que era originário da tribo de Judá, como posteriormente Jacó também foi.

De acordo com Filipenses 2:9-11, Jesus Cristo é o leão de Judá, porque ele tem o poder e a força para manter um reinado que é atuante até os dias atuais, através de todos os cristãos praticantes. Dessa maneira, Jesus Cristo também ganhou o título de “rei”, mas figurativamente.

O significado de leão nos trechos da Bíblia

Através de passagens bíblicas, é possível entender que a figura do leão representa força e poder. De acordo com Provérbios 28:1, o leão não teme nada, faz imposição de respeito, é o rei de todos os animais e o animal mais imponente de todo seu território e além dele.

No entanto, o leão nem sempre está relacionado com a realeza e significados positivos. De acordo com 1 Pedro 5:8, o leão também é um animal feroz e violento, atacando suas vítimas sem misericórdia. Uma mordida basta para que uma investida de um leão seja fatal.

Por isso que o diabo é como um leão, que quer acabar com todos os seres humanos. Em outros trechos bíblicos, a figura do leão, através de seus ataques, também representa os castigos que Deus impõe aos pecadores.

No entanto, o título de Jesus Cristo como Leão da tribo de Judá não pode ser associado aos defeitos e instintos de sobrevivência do animal, apenas a seus aspectos positivos.

O que é a tribo de Judá?

A tribo de Judá foi a mais populosa dentre as tribos de Israel. No entanto, é preciso também levar em consideração a tribo de José, que é de modo tradicional dividida entre meia-tribos de Efraim e Manassés.

Em Números 1:26-27, a tribo de Judá tinha mais de 70 mil membros, mostrando sua importância dentre o povo de Israel.

É possível perceber a importância e a grandiosidade da tribo de Judá em compilados de textos sagrados posteriores também, como em Êxodo. Já era um período de monarquia.  No entanto, Judá era uma população de destaque dentre as tribos israelitas.

Nesse sentido, apesar das discussões para entender se todas as tribos de Israel chegaram emigrando do Egito ou se anteriormente eram populações originárias da Palestina, a interpretação mais sensata é que a tribo de Judá, juntamente com outras tribos israelitas, vieram provenientes do Egito.

Para exemplificar melhor a importância da tribo de Judá na Bíblia, é preciso recorrer a alguns trechos sagrados. 

 Após a morte de Josué, sucessor de Moisés e responsável por emigrar o povo de Israel em busca da terra prometida, o povo de Israel questionou o Senhor sobre qual era a primeira tribo que deveria ocupar Seu território. A resposta foi a tribo de Judá.

Nesse sentido, é possível perceber a importância e a grandiosidade da tribo de Judá no contexto bíblico, assim como os israelitas mais importantes, que esperavam e profetizavam sobre a vinda do Salvador como um de seus descendentes, que foi Jesus Cristo. 

Por causa disso, Jesus Cristo foi louvado como um “rei” da tribo (apenas no sentido figurado) e Leão da tribo de Judá, o Salvador há muito tempo prometido por Deus, que finalmente estava entre o povo de Israel. Tudo isso fez parte do plano de Deus para a vinda de Seu filho unigênito.  

Leave a Reply

Your email address will not be published.