Ad

Você quer saber o que Jesus Cristo fala sobre divórcio, mais especificamente na Bíblia? Quais são as orientações de Deus sobre o adultério? Será que um cristão praticante pode pedir divórcio? Há muitas questões sobre divórcio que perpetuam a mente dos cristãos.

Esse tipo de questionamento é muito comum. O assunto “divórcio” é um tema controverso entre os cristãos. Em determinadas igrejas, esse assunto pode ser até polêmico, em que o divórcio não é aconselhado em hipótese nenhuma.

No entanto, é preciso recorrer à Bíblia para ter as respostas corretas acerca do tema divórcio. Por mais que existam diversas religiões cristãs, como diversas correntes de religiões evangélicas até mesmo os católicos, há diferentes interpretações sobre as menções de divórcio na Bíblia.

Portanto, é preciso ter cuidado na hora de fazer interpretações, para não ter uma conduta errônea ao considerar o divórcio. Nesse sentido, é preciso encontrar os trechos bíblicos sobre divórcio e analisá-los corretamente.

Imagem: Pixabay – Reprodução

O que é dito na Bíblia sobre divórcio?

O casamento é uma instituição sagrada criada por Deus desde a Criação. Deus criou Adão e percebeu que não era bom deixar o homem solitário. Nesse sentido, Deus criou Eva para ser sua companheira.

Há citações importantes sobre o casamento na Bíblia. Segundo Mateus 19:4-5, o casamento é uma união sagrada que não foi criada para acabar. No entanto, o divórcio foi imposto na lei de Moisés por culpa do coração duro dos seres humanos, que podem não conseguir superar uma crise no casamento.

Nesse sentido, existe sim a possibilidade de divórcio de acordo com a Bíblia, no entanto esse não é um padrão estabelecido por Jesus Cristo. O padrão é a união pelo casamento até a morte de um dos cônjuges.

No entanto, como os seres humanos são passíveis de erros e pecados, Deus entende que há situações em que o divórcio pode ocorrer, sem tratar o divórcio como um pecado.

Nos últimos tempos, há muitos divórcios ocorrendo, inclusive entre casais cristãos. Saiba que há dois motivos na Bíblia em que o divórcio é permitido segundo os preceitos cristãos.

1. Ao casar-se com uma mulher ou marido “indecente”

Segundo Deuteronômio 24, caso um homem case com uma mulher e ela tenha comportamentos indecentes, a melhor instrução é pedir o divórcio. No entanto, há amplas interpretações sobre o que pode ser considerado “indecente” em uma mulher.

Ainda há outras interpretações possíveis:  uma esposa também tem o direito de pedir o divórcio porque o marido tem uma conduta indecente?

Nesse sentido, ao pensar em divórcio porque seu cônjuge está com alguns comportamentos considerados indecentes, o ideal é pedir orientações para seus líderes religiosos, uma vez que cada religião cristã pode interpretar essa passagem de formas diferentes.

Portanto, para seguir verdadeiramente a sua igreja cristã, o ideal é ser orientado pelas interpretações dos líderes religiosos dela, para não ter uma má conduta ao querer o divórcio por motivos errôneos: apenas porque você interpretou o trecho de maneira errada.

Em Efésios 5:3-7, podemos ter uma elucidação melhor do que pode ser considerado indecente entre um casal: cobiça, impureza, imoralidade sexual, gracejos imorais, conversas rolas, ganância, idolatria e desobediência contra os preceitos de Cristo.

2. Ao ser vítima de adultério

Segundo Mateus 19:9, uma esposa ou um marido vítima de adultério pode pedir o divórcio. No entanto, o casamento é uma instituição sagrada, criada por Deus, e deve ser levada em consideração antes de pensar imediatamente em divórcio.

É recomendado dar pelo menos uma segunda chance ao cônjuge adúltero. Isso vai de encontro às instruções de Jesus Cristo e Deus de perdoar o próximo quantas vezes forem necessárias.

No entanto, todos os cristãos têm o dever de arrependimento de um pecado cometido, pedir perdão à Deus, para seu cônjuge e não pecar mais da mesma maneira.

Nesse sentido, o pecador precisa ter arrependimento de sua traição. Além disso, é necessário pedir perdão ao cônjuge que foi vítima de traição.  Ao ganhar uma nova chance de vivenciar o casamento, é preciso seguir os preceitos cristãos e não cometer mais adultério.

Nesse sentido, o cônjuge que foi vítima de traição pode dar uma segunda chance ao adúltero, perdoá-lo, mas aguardar que isso não ocorra novamente. Caso o pecado seja cometido de novo, o divórcio é aconselhado.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.