Atualmente, até os cristões praticantes estão com dificuldade de manter relacionamentos sólidos, seja com a família, amigos ou mesmo o próprio cônjuge.
Isso é uma afronta a certos ensinamentos e mandamentos de Deus, como honrar pai e mãe ou mesmo amar ao próximo como a si mesmo.
Lições da Bíblia para o seu relacionamento
Os conflitos são tão preocupantes que existem pessoas terminando amizades de anos ou eliminando convivência com determinados familiares por opiniões políticas divergentes, por exemplo.
Essa não é uma maneira madura, saudável ou cristão de manter relacionamentos próximos. Isso porque Deus ensinou que todos somos irmãos, parte de uma família universal.
Claro que existem conflitos em qualquer tipo de relacionamento, mas é preciso seguir lições da Bíblia para ter melhores relações com as pessoas.
Confira as lições da Bíblia para se relacionar com as pessoas, que podem ser familiares, amigos, cônjuge, colegas de igreja, entre outros.
1. Contenha a ira
Em momentos de conflito, é instintivo querer mostrar toda sua ira contra uma situação que é conflituosa. No entanto, em Efésios 4:26 é recomendado a todos os cristãos a segurar a própria ira.
Para ter relacionamentos saudáveis como um cristão, ao ter um conflito com alguém, o melhor é esperar a raiva passar antes de resolvê-lo. Isso para não piorar a situação, como acabar brigando ou verbalizar agressividades difíceis de reparar mais tarde.
2. Ajude o próximo
Em Atos 20:35, é ensinado que existe mais alegria em dar do que receber. Esse é um conselho válido para um cristão aplicar em seus relacionamentos cotidianos. Claro que você pode esperar por ajuda de pessoas queridas nas horas necessárias.
No entanto, a caridade é um ato muito louvável aos olhos de Deus. Isso não significa se envolver em projetos de caridade. Significa ajudar os seus entes queridos em momentos de sofrimento.
Você pode rezar por uma pessoa, oferecer um ombro de consolo, oferecer verdadeiros conselhos cristãos e muito mais. É muito importante ajudar as pessoas que querem você bem.
3. Não tenha julgamentos
De acordo com 1 Samuel 16:7, Deus enxerga as pessoas pelo coração. Isso é muito importante de aplicar em seus relacionamentos. Isso porque há pessoas brigando por diferentes visões políticas, por exemplo. Não é isso que define o bem-estar de uma relação entre as pessoas.
Por isso, é importante não julgar, criticar ou ter preconceitos com determinadas características das pessoas com as quais você tem um relacionamento. Essa é uma maneira de amar ao próximo também, mostrando respeito, empatia e compreensão.
4. Não cobre dos outros
Segundo Mateus 7.16, é possível reconhecer uma árvore apenas pelos frutos que ela dá. Esse parece um conselho estranho para manter relacionamentos saudáveis, mas é exatamente isso. Se você não consegue fazer determinada coisa, não há porque cobrar isso das outras pessoas.
E mesmo que você tenha mais facilidade em alguns aspectos de sua vida, não é recomendado cobrar nada de ninguém, nem mesmo uma mudança brusca. Se você é capaz de perdoar com facilidade, por exemplo, não é recomendado cobrar isso das outras pessoas.
É preciso amar as outras pessoas exatamente como elas são.
5. Não quebre a confiança das pessoas
De acordo com Lucas 16,10, é preciso ser fiel em seus relacionamentos. Isso não vale apenas para relacionamentos amorosos. Um exemplo é quando um amigo faz um desabafo com você, e você acaba contando a intimidade dessa pessoa para outros conhecidos.
Essa não é uma prática cristã, é uma quebra de confiança em sua amizade. As pessoas precisam confiar em você, sem traições de nenhuma maneira. No entanto, é preciso merecer tal confiança através de atos.
6. Seja paciente nos momentos difíceis e compartilhe momentos alegres
De acordo com Romanos 12:12, nos relacionamentos interpessoais, é preciso ter paciência na hora dos problemas (como conflitos, por exemplo) e compartilhar os momentos bons.
A parte de conviver em momentos alegres é muito fácil de praticar. No entanto, em momentos de tribulação, em que um amigo está passando por uma dificuldade ou você teve um conflito familiar, é difícil esperar pacientemente.
No entanto, o amor recomendado por Deus para todas as suas relações pode superar qualquer problema. É preciso ter paciência e resolver um conflito em uma hora de tranquilidade.
Com muita fé e positividade, escreve para o Pray and Faith, trazendo mensagens e ensinamentos Divinos para todos.