Ad

No mundo atual, está cada vez mais difícil ver casais que sigam os verdadeiros preceitos cristões, em especial no Brasil. Isso ocorre principalmente na época de namoro.

Isso porque não existem lições na Bíblia sobre o período de namoro de uma união. A Bíblia foi escrita em uma época e uma região em que não existia esse tipo de compromisso.

No entanto, é preciso renovar nossas ideias sobre os relacionamentos atuais. Principalmente porque em Romanos 12.2 está escrito para cada um renovar sua própria mente na mente de Cristo. Portanto, não há pecado nenhum em namorar.

No entanto, esse compromisso deve ser firmado seguindo boas práticas escritas na Bíblia. Na época em que a Bíblia foi escrita, só havia noivado e casamento.

Dessa maneira, o namoro pode ser uma época benéfica para um casal construir o amor de forma plena. Essa época deve servir a favor do casal, e não como um casinho passageiro ou uma aventura física.

Para resumir, o namoro cristão deve sempre ter como objetivo final o casamento. Sem isso, não é um namoro cristão.

Imagem: Pixabay – Reprodução

Quais são os melhores conselhos para jovens cristãos sobre namoro?

Há alguns conselhos que podem nortear o caminho de jovens cristões sobre namoro. Dessa forma, ao ter um comprometimento de namoro com alguém, a união será abençoada por Deus.

Confira os melhores conselhos para jovens cristãos sobre namoro:

1. Tenha interesse em amizade primeiro

Como a Bíblia mostrou, o relacionamento que antecede o casamento é um noivado, não um namoro, por mais que as tradições tenham mudado. Um ótimo conselho para os jovens cristãos sobre o namoro é dar vazão às amizades antes de procurar um companheiro (a).

Só a partir de uma amizade será possível conhecer verdadeiramente uma pessoa, para então decidir entre um compromisso mais sério ou ficar apenas na amizade. Isso porque o namoro cristão tem o explícito objetivo do casamento.

2. Deixe Deus em primeiro lugar

É ensinado na Bíblia que você deve amar a Deus sobre todas as coisas. Isso serve para o amor próprio e o amor para com seu parceiro (a). Isso fica claro em Mateus 6.33: apenas seguindo a Deus em primeiro lugar, as outras coisas serão acrescentadas à sua vida.

Portanto, nada de deixar de lado os preceitos e compromissos espirituais para procurar um namorado (o) ou mesmo quando já estiver namorando.

3. Peça pela benção de seus pais

Honrar seus pais é um mandamento muito importante no Cristianismo. Portanto, antes de iniciar um namoro, peça a benção de seus pais ou responsáveis.

Nesse sentido, também peça orientação e aconselhamento sobre o namoro. Em Provérbios 11.14, é ensinado o valor dos conselhos para não seguir na direção errada.

4. Conheça os objetivos de vida de seu parceiro (a)

É importante namorar com uma pessoa que também creia no Cristianismo e não seja apenas não-praticante. Isso tornará a convivência, o respeito mútuo e a qualidade de vida de vocês como namorados mais equilibrada.

Também é importante que seu parceiro (a) tenha objetivos de vida parecidos com os seus, como morar juntos, ter filhos, ambições profissionais ou até adoção de animais.

Como o namoro é uma espécie de preparação para o casamento, é preciso que o casal esteja alinhado em suas expectativas de vida.

5. Espere em Deus

Não adianta ficar procurando desesperadamente um par para ser seu namorado ou até mesmo marido. Em Provérbios 19.2b é ensinado que ao perder a paciência, você também perderá oportunidades.

Portanto, espere em Deus e ore pela pessoa certa. Essa é uma forma de garantir que você terá uma relação abençoada por Deus e Jesus.

6. Não relevar erros graves

Por mais que você conheça uma pessoa cristã, ela pode ter defeitos que não podem ser ignorados em uma relação. Isso porque somos humanos, todos passíveis de cometer pecados, exageros e ter defeitos.

No entanto, ao relevar certos comportamentos ou conflitos, não haverá solução para um casamento duradouro e feliz, como: relevar infidelidade, relevar falta de comprometimento com a castidade de ambos ou relevar a falta de objetivo para casamento.

Ao namorar com uma pessoa assim, não é um namoro cristão. É simplesmente apenas mais um caso relativamente curto, que pode proporcionar muito sofrimento. Por isso, seja amigo da pessoa antes de namorá-la.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.