Como um verdadeiro cristão, é preciso buscar uma conexão e um relacionamento saudável com Deus. Como dito em Salmos 73:28, a verdadeira felicidade é estar perto de Deus.
Conforme instruções bíblicas, é possível melhorar o relacionamento com Deus com pequenas práticas no cotidiano. Atualmente, a sua rotina pode ser muito corrida, cheia de obrigações, responsabilidades e compromissos.
Como melhorar meu relacionamento com Deus?
No entanto, você não deve deixar isso interferir em seu relacionamento com Deus, uma vez que cultivar uma vida espiritual saudável só traz bênçãos para as outras áreas de sua vida.
Confira 6 dicas de como melhorar seu relacionamento com Deus.
1. Estude a Bíblia
Ninguém pode manter intimidade com uma pessoa desconhecida. No caso de Deus, a melhor forma de conhecê-Lo é através da Bíblia. O maior propósito da Bíblia é transformar totalmente sua vida.
Ao aprender a Bíblia, você conhecerá profundamente o Senhor. Você terá intimidade com Ele, saberá o que esperar de Deus, mesmo em momentos de sofrimento.
Além disso, você aprenderá como Deus espera que seja sua conduta diante da vida.
2. Faça orações frequentes
Oração não é apenas sinônimo de fazer pedidos à Deus. A oração é uma forma de comunicação íntima com Ele. É uma forma sim, de pedir por ajuda, mas muito mais do que isso.
A gratidão, por exemplo, é um sentimento muito agradável para Deus, que pode ser expressado na hora da oração. Orar pelo próximo também é muito louvável.
Não existe pecado nenhum em fazer pedidos ou desabafos, mas há muitas formas de fazer orações. A melhor maneira para orar é conversando com Deus, como um amigo próximo e íntimo.
3. Seja obediente
A obediência é uma conduta muito importante para Deus. Tanto que em João 6:38, Jesus Cristo explicou que foi enviado à Terra por obediência plena no Senhor. Dessa forma, Jesus Cristo garantiu sua própria salvação.
A obediência só pode ser conseguida através de muita disciplina e dedicação. Quando Deus pede para que você seja obediente, significa viver através dos preceitos cristãos.
O rei Saulo desobedeceu a Deus em 1 Samuel 15:22 e recebeu uma advertência. Já Adão e Eva foram expulsos do Paraíso. Há penalidades que ocorrem quando você não obedece aos ensinamentos de Deus.
Um adúltero, por exemplo, pode ter consequências graves em sua vida, como a perda de um relacionamento sagrado (que é o casamento). Já um viciado em cigarro pode ter sua saúde comprometida. Esses são apenas alguns exemplos.
4. Viva em comunidade
Não dá para ser cristão sozinho, enfiado em casa e sem contato com ninguém. Isso porque Deus ensinou que todos somos filhos d’Ele a parte de uma grande família universal.
Além disso, Deus orientou a amar ao próximo como a si mesmo. Não dá para seguir isso sem o convívio social, seja com a família, amigos, membros da igreja, colegas de trabalho, entre outras pessoas.
Nesse mesmo sentido, é preciso valorizar e respeitar as outras pessoas, além de prestar a ajuda necessária em casos de necessidade, já que somos unidos em uma grande família de um Pai Eterno.
5. Tenha gratidão
Conforme já dito, um dos sentimentos mais louváveis para Deus é a gratidão. Isso fica claro em Salmos 107:1, para você dar graças ao Senhor porque Ele é bom.
E isso não vale apenas para as grandes conquistas materiais, como um novo carro ou uma viagem. Isso vale para as pequenas coisas do cotidiano, como refeições sempre disponíveis, bons momentos com a família ou um dia tranquilo.
É ideal agradecer ao Senhor por toda oportunidade, conquista ou necessidade suprida. Não basta apenas orar quando for necessário fazer pedidos.
6. Aprecie a vida em família
Há pessoas que têm família formada, mas passam pouco tempo em casa ou em convivência com os outros membros da família. Isso não é agradável aos olhos de Deus, uma vez que a família é uma instituição sagrada criada por Ele desde a Criação, com Adão e Eva.
E não faz diferença qual é a composição familiar de sua família. Na Bíblia, existem até histórias de famílias com viúvas e filhos ou com uma sogra e uma nora, por exemplo.
Portanto, aprecie os momentos com sua família. Além disso, honre seu pai e sua mãe. Esse é um mandamento muito importante para Deus. No casamento, seja fiel, companheiro e um bom exemplo para os filhos, de acordo com os preceitos cristãos.
Com muita fé e positividade, escreve para o Pray and Faith, trazendo mensagens e ensinamentos Divinos para todos.