Ad

Para entender a onisciência de Deus em sua vida, é preciso recorrer à Bíblia, a fonte mais rica de informações verdadeiras sobre Deus. De acordo com Provérbios 15;3 e Hebreus 4:13, Deus pode observar tudo e pode fazer o que quiser em qualquer lugar.

Na Bíblia, é ensinado que Deus é uma pessoa e mora em um lugar específico. A aparência de Deus, segundo João 4:24, é como um espírito. Deus não é visível aos olhos humanos.

Visões de Deus na Bíblia mostram que Ele habita um local específico. Dessa maneira, Ele pode enxergar e realizar ações em todo o mundo, mas está em um lugar só.

O local da morada de Deus é no mundo espiritual, e não na Terra nem no Universo, como descrito em 1 Reis 8:30. Deus tem uma residência nos céus. Em Jó 1:6, é descrita uma vez em que anjos ficaram diante de Deus em sua morada fixa.

Imagem: Pixabay – Reprodução

Se Deus mora em um local fixo, como Ele cuidará de você de forma individual?

Embora Deus tenha uma residência fixa nos céus e esteja em apenas um local, como um espírito invisível aos olhos humanos, Deus ainda consegue ouvir e ver todos os seres humanos, além de intervir em situações de nossas vidas. Entenda quais são as melhores formas de chamar a atenção de Deus:

  • Ao fazer uma oração: Segundo a passagem em 2 Crônicas 18:31, Deus prestará imediatamente mais atenção a você durante uma prece. Por mais que Ele saiba tudo que está acontecendo em sua vida, às vezes é preciso chamar Sua atenção de uma maneira a demonstrar humildade, resignação, obediência e fé para obter Suas bênçãos.
  • Quando você precisa de consolo: De acordo com Salmo 34:18, Deus observa quando a situação está muito difícil para você, deixando-o deprimido e sem força para mudar nada. Deus oferece alívio para você levantar novamente.
  • Quando você precisa de orientação: Segundo o Salmo 32:8, Deus dá instruções quando você precisar. Podem vir conselhos de qualquer lugar, mesmo que você não esteja procurando.

As verdades sobre a onipresença e onisciência de Deus

Deus é onisciente. Esse é um fato incontestável. Isso significa que Ele pode ouvir, saber, ver e interferir em todos os lugares, situações e pessoas. No entanto, Deus não é onipresente. Isso significa que Ele não está em todos os lugares.

Conforme já dito, Deus é um espírito invisível aos olhos humanos que habita uma moradia nos céus. Deus não mora na Terra e nem no Universo. Por mais que Deus tenha criado o Universo, Sua morada é em outro lugar. Por isso, Ele não é onipresente e não está em todos os lugares. 

Outro mito é que Deus só pode ser todo-poderoso caso Ele seja onipresente, ou seja, ter a habilidade de estar em todos os lugares. Isso é errôneo.

Deus pode, através de sua força (que é o Espírito Santo), ver, ouvir, conhecer e intervir em situações, pessoas e acontecimentos, sem precisar estar fisicamente em todos os lugares.

Como você pode manter a atenção de Deus em você?

Há algumas boas práticas cristãs que você pode tornar hábitos em sua vida para ter uma comunhão melhor com Deus, mantendo-o sempre perto de si, principalmente nos momentos difíceis.

1. Orar

Ao entrar em contato direto com Deus através da oração, é mais fácil ter uma comunicação estabelecida com Ele. Dessa forma, Deus poderá prover o que for necessário para seus pedidos, desabafos ou até mesmo agradecimentos.

2. Frequentar a igreja

Quando duas ou mais pessoas estão reunidas em nome de Deus, Ele está naquele local. Essa é uma maneira de manter viva a sua conexão com Deus, forte, poderosa e inabalável.

E não é só isso. Todas as outras pessoas dentro da igreja também serão beneficiadas. Isso porque Deus considera que todos somos partes de uma única família universal, com Ele como Pai.  

3. Ao fazer atividades que são bem-vistas pode Deus  

Ao rezar, frequentar a igreja, fazer bem ao próximo ou outras atividades que são bem-vistas por Deus e orientadas através da Bíblia, existe uma conexão maior entre você e Deus.

Portanto, invista em atividades que Deus orientou todos os seres humanos a ter. Isso inclui perdoar, pedir perdão, amar ao próximo com a si mesmo, amar a si mesmo, ter arrependimento ao cometer um pecado, entre outras práticas cristãs e saudáveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published.