Ad

Primeiramente, é preciso entender que a expressão “Deus escreve certo por linhas tortas” não é nenhum versículo da Bíblia. É um ditado popular com origem desconhecida.

Portanto, sua interpretação é feita de formas diversas pelas diferentes igrejas cristãs.

Por isso, o ideal é perguntar aos seus líderes religiosos qual é a verdadeira mensagem por trás do ditado popular, para não ter uma crença errônea, não seguindo os preceitos cristãos de acordo com a interpretação de sua própria igreja.

Nesse artigo, será abordada uma interpretação sobre esse ditado popular, mas essa explicação não é universal e nem pode ser considerada absoluta, justamente por não estar na Bíblia.

Imagem: Pixabay – Reprodução

Qual é uma das interpretações para o ditado popular “Deus escreve certo por linhas tortas”?

É muito comum na vida você passar por momentos de sofrimento. Há situações e conflitos que parecem inacabáveis, fazendo-o até perder ou enfraquecer a fé em Deus.

Nesse sentido, parece que a justiça de Deus está errada. Isso porque alguns sofrimentos começam e terminam sem explicação ou motivo plausível.

No entanto, saiba que Deus tem propósitos para você até nos momentos de sofrimento. Dessa forma, você colherá bons frutos ao final dessa época tão difícil.

No entanto, essa “boa colheita” só está garantida para as pessoas que mantêm uma verdadeira conduta cristã, mesmo diante do sofrimento.

Isso significa não entrar em desespero, ficar deprimido ou estagnado. Também significa não ter raiva de Deus, não O desacreditar ou mesmo confrontá-Lo.

É preciso ter fé em Deus e em Seus desígnios, apesar dos momentos difíceis. Nesse sentido, as “linhas tortas” não significam situações difíceis que acometem você sem o desejo de Deus.

Isso porque, para algo ocorrer na vida de uma pessoa, Deus precisa permitir. Então não existem “linhas tortas” nos eventos de sua vida, traçados inteiramente por Deus.

Dessa forma, as “linhas tortas” podem ser compreendidas como seu próprio comportamento errôneo, falho na verdadeira conduta cristã ensinada por Deus através da Bíblia. Ou seja, são os momentos em que você comete determinados pecados ou não age como um verdadeiro cristão.

Portanto, é você quem cria as “linhas tortas”, baseado em seus comportamentos, pensamentos e sentimentos errôneos. 

Isso pode ocorrer também em momentos mais tranquilos da vida, não necessariamente em um período de sofrimento.

É o caso de cristãos que não seguem os preceitos bíblicos ao longo da vida. Também é o caso de pessoas que cometem pecados, mas não se arrependem.

Há outras formas de viver uma vida “por linhas tortas” também. É quando, por exemplo, você não está em dia com suas tarefas religiosas, como ir à igreja, orar ou procurar mudar os efeitos que Deus tanto abomina.

Também é o caso de não pagar dízimos honestos à igreja nem trabalhar em prol do próximo, através de serviços de caridade da sua igreja (caso você tenha tempo).

Infelizmente, há muitas maneiras de manter “linhas tortas” em sua vida. Basta não seguir verdadeiramente o caminho cristão. Mesmo para aqueles que cometem pecados, há perdão. É só pedir por perdão para Deus e fazer de tudo para não cometer o mesmo pecado novamente.

Deus escreve certo por linhas tortas

Por isso, Deus “escreve certo por linhas tortas”. Mesmo através de atitudes não-cristãs, você pode receber o perdão e a misericórdia d’Ele assim que for convertido e adotar uma verdadeira postura cristã.

Nesse sentido, a “escrita certa” de Deus está toda ensinada na Bíblia, através também do exemplo de Jesus Cristo. Portanto, o verdadeiro responsável pelas “linhas tortas” de sua vida é apenas você.

Nesse sentido, Deus não promove nenhum acontecimento, situação ou cenário para ser considerada uma “linha torta”. Não, tudo está de acordo com os planos d’Ele. Se existem linhas tortas, ou caminhos tortuosos, você é o responsável.

Conforme já dito, até os caminhos de sofrimento são bençãos de Deus. Você pode aprender a ter mais paciência, por exemplo, no caso de uma enfermidade, ou passar a cuidar melhor da saúde como uma consequência positiva de tal sofrimento. 

Nesse sentido, o ditado popular pode ser interpretado da seguinte maneira: nós somos os responsáveis pelas linhas tortas de nossas vidas, e Deus, como todo-poderoso, misericordioso e piedoso, ainda traça caminhos certos, mesmo com nossos comportamentos errôneos.

Portanto, crie “linhas certas” em sua vida, para que Deus possa proporcionar mais bênçãos para você oferecer a você a salvação no final.

Leave a Reply

Your email address will not be published.